Palestrantes
PALESTRANTES
Denize de Almeida Ribeiro
É
Coordenadora do NEGRAS - Núcleo de Estudos e Pesquisas em
Gênero, Raça e Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, foi
Coordenadora de Políticas Afirmativas da Universidade Federal do Recôncavo da
Bahia - UFRB (2014). É professora da UFRB, atuando no Centro de Ciências da
Saúde, CCS/UFRB. Graduada em Licenciatura em Nutrição e Dietética pela
Universidade do Estado da Bahia (1985), Bacharel em Nutrição pela Universidade
do Estado da Bahia (1993). Especialista em Desigualdades Raciais na Educação
pelo CEAO/UFBA, especialista em Saúde da Família pelo ISC/UFBA, mestre em Saúde
Comunitária pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia
(2002) e Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva da
Universidade Federal da Bahia (2013). Foi Coordenadora do GT de Saúde da
População Negra, da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (2009). Tem
experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Ciências Sociais e Saúde,
atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde da População Negra, Saúde
Coletiva, Políticas de Combate ao Racismo, Genocídio da População Negra,
Pesquisa Ativista, Promoção da Equidade Racial e de Gênero, Feminismo Negro,
Segurança Alimentar e Nutricional, Povos e Comunidades Tradicionais e Saúde no
Candomblé.
Edgilson Tavares de Araújo
Doutor e mestre em Serviço Social pela Pontifícia
Universidade Católica de São Paulo. Especialista em Estratégias de Mobilização
e Marketing Social pela Universidade de Brasília / Unicef. Bacharel em
Administração pela Universidade Federal da Paraíba. Realizou estágio doutoral
sanduíche em Lisboa - Portugal, na Universidade Católica Portuguesa. Atualmente
é Professor Adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), na
área de Políticas Públicas, exercendo o cargo de Assessor da Direção do Centro
de Artes, Humanidades e Letras (CAHL). Vice-líder do Grupo de Pesquisa CNPq - Organizações,
Gestão e Políticas Públicas (UFRB) e do grupo Processos de Inovação e
Aprendizagem em Políticas Públicas e Gestão Social. Atuou
como gestor de organizações da sociedade civil tais como Federação Nacional das
APAEs, Instituto APAE-SP, SenseInternational, Grupo Brasil de Apoio ao
Surdocego e ao Múltiplo Deficiente Sensorial, Programa Artesanato Solidário,
entre outros. Possui experiência e tem interesse nos seguintes temas/áreas:
análise e avaliação de políticas públicas sociais; pessoas com deficiência;
política e gestão da Assistência Social; gestão social; relações
Estado-Sociedade; gestão pública; formação de gestores sociais.
Valdelúcia Alves da Costa
Bacharelado
e Licenciatura em Pedagogia, Universidade de Brasília (UnB) e Faculdade de
Filosofia de Campos (RJ, 1979); Mestrado em Educação: Educação Especial,
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ,1988); Doutorado em Educação:
História e Filosofia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
(PUC-SP, 2001); Pós-Doutorado em Direitos Humanos em Educação, Cidadania e
Diversidade (UFPE, 2013-2014) e em Políticas Públicas, Formación, Subjetividad,
Inclusión Social y Educativa (UNAM, 2013). Professora Titular da Universidade
Federal Fluminense, atuante na Faculdade de Educação no Curso de Pedagogia e no
Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado e Doutorado. Desenvolve
projetos de pesquisa nas áreas de Políticas Públicas e Educação Inclusiva;
Formação Docente e Direitos Humanos em Educação; Preconceito, Indivíduo e
Sociedade na perspectiva da Teoria Crítica da Sociedade. Coordenadora dos
Projetos de Pesquisa "Políticas Públicas de Educação Especial no Estado do
Rio de Janeiro: desafios da inclusão escolar de alunos com deficiência".
Coordenadora do Observatório Municipal de Educação Inclusiva de Niterói (OMEI),
vinculado ao Projeto de Pesquisa "Observatório Nacional de Educação
Especial: Estudo em Rede Nacional sobre as SRMs nas escolas comuns
(ONEESP/CAPES-INEP)". Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) "Políticas em
Educação: Formação, Cultura e Inclusão". Membro da Associação Brasileira
de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE). Representante no Brasil da Red
Internacional de Investigadores y Participantes sobre Integración Educativa
(RIIE), con sede na UNAM, FESI, México. Autora de livros e artigos científicos
publicados no Brasil, México, Argentina e Colômbia, dentre outros países latinoamericanos
e nos Estados Unidos da América do Norte (EEUU).
Leonardo Fiusa Wanderley, advogado, professor de
Direito da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), mestre em Ciências Sociais
pela UFRB, pós-graduado em Direito Ambiental e Urbanístico na UNIDERP e
pós-graduado em Gestão Pública pela UNICAMP. Formação direcionada a uma atuação
profissional e acadêmica crítica e interdisciplinar, estabelecendo diálogo
principalmente com as seguintes áreas: Direito Urbanístico, Direito Ambiental,
Sociologia, Ciência Política, Associativismo, Políticas Públicas.
Possui graduação em Psicologia pela Universidade
Federal da Bahia (2005), mestrado e doutorado em Psicologia Social pela
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008), com bolsa CNPq em ambos
os projetos de pesquisa. Foi contemplada com bolsa de doutorado sanduíche
(CNPq) na Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha, por um ano. Tem
experiência na área de Saúde Mental, é pesquisadora no Grupo de Pesquisa
Psicologia, Diversidade e Saúde (Coordenado pela Profª. Drª. Mônica Ramos
Daltro) e participa remotamente do Grupo Fractalidades en Investigación Crítica
(UAB), coordenado pela Profa. Dra. Marisela Montenegro (UAB) e pelo Prof. Dr.
Joan Pujol (UAB) e do Grupo LAICOS - IAPSI, coordenado pelo Prof. Dr. Lupicínio
Iñiguez Rueda (UAB). É professora da graduação de Psicologia da Escola Bahiana
de Medicina e Saúde Pública e de cursos de pós-graduação (especialização) na
área de Saúde Mental em diversas faculdades de Salvador.
Pedro Teixeira Diamantino
Possui graduação em Direito pela Universidade
Federal da Bahia (2003) e mestrado em Direito pela Universidade de Brasília
(2007). Atualmente é professor assistente da Universidade Estadual de Feira de
Santana. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direitos Humanos,
atuando principalmente nos seguintes temas: conflitos socioambientais,
conjuntura, cultura jurídica, direito agrário e justiça ambiental.