Palestrantes

setembro 28, 2017 0 Comments A+ a-


PALESTRANTES




Denize de Almeida Ribeiro

        É Coordenadora do NEGRAS - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Raça e Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, foi Coordenadora de Políticas Afirmativas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB (2014). É professora da UFRB, atuando no Centro de Ciências da Saúde, CCS/UFRB. Graduada em Licenciatura em Nutrição e Dietética pela Universidade do Estado da Bahia (1985), Bacharel em Nutrição pela Universidade do Estado da Bahia (1993). Especialista em Desigualdades Raciais na Educação pelo CEAO/UFBA, especialista em Saúde da Família pelo ISC/UFBA, mestre em Saúde Comunitária pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (2002) e Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (2013). Foi Coordenadora do GT de Saúde da População Negra, da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (2009). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Ciências Sociais e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde da População Negra, Saúde Coletiva, Políticas de Combate ao Racismo, Genocídio da População Negra, Pesquisa Ativista, Promoção da Equidade Racial e de Gênero, Feminismo Negro, Segurança Alimentar e Nutricional, Povos e Comunidades Tradicionais e Saúde no Candomblé.



Edgilson Tavares de Araújo

       Doutor e mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especialista em Estratégias de Mobilização e Marketing Social pela Universidade de Brasília / Unicef. Bacharel em Administração pela Universidade Federal da Paraíba. Realizou estágio doutoral sanduíche em Lisboa - Portugal, na Universidade Católica Portuguesa. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), na área de Políticas Públicas, exercendo o cargo de Assessor da Direção do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL). Vice-líder do Grupo de Pesquisa CNPq - Organizações, Gestão e Políticas Públicas (UFRB) e do grupo Processos de Inovação e Aprendizagem em Políticas Públicas e Gestão Social. Atuou como gestor de organizações da sociedade civil tais como Federação Nacional das APAEs, Instituto APAE-SP, SenseInternational, Grupo Brasil de Apoio ao Surdocego e ao Múltiplo Deficiente Sensorial, Programa Artesanato Solidário, entre outros. Possui experiência e tem interesse nos seguintes temas/áreas: análise e avaliação de políticas públicas sociais; pessoas com deficiência; política e gestão da Assistência Social; gestão social; relações Estado-Sociedade; gestão pública; formação de gestores sociais.



 Valdelúcia Alves da Costa


  Bacharelado e Licenciatura em Pedagogia, Universidade de Brasília (UnB) e Faculdade de Filosofia de Campos (RJ, 1979); Mestrado em Educação: Educação Especial, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ,1988); Doutorado em Educação: História e Filosofia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP, 2001); Pós-Doutorado em Direitos Humanos em Educação, Cidadania e Diversidade (UFPE, 2013-2014) e em Políticas Públicas, Formación, Subjetividad, Inclusión Social y Educativa (UNAM, 2013). Professora Titular da Universidade Federal Fluminense, atuante na Faculdade de Educação no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado e Doutorado. Desenvolve projetos de pesquisa nas áreas de Políticas Públicas e Educação Inclusiva; Formação Docente e Direitos Humanos em Educação; Preconceito, Indivíduo e Sociedade na perspectiva da Teoria Crítica da Sociedade. Coordenadora dos Projetos de Pesquisa "Políticas Públicas de Educação Especial no Estado do Rio de Janeiro: desafios da inclusão escolar de alunos com deficiência". Coordenadora do Observatório Municipal de Educação Inclusiva de Niterói (OMEI), vinculado ao Projeto de Pesquisa "Observatório Nacional de Educação Especial: Estudo em Rede Nacional sobre as SRMs nas escolas comuns (ONEESP/CAPES-INEP)". Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) "Políticas em Educação: Formação, Cultura e Inclusão". Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE). Representante no Brasil da Red Internacional de Investigadores y Participantes sobre Integración Educativa (RIIE), con sede na UNAM, FESI, México. Autora de livros e artigos científicos publicados no Brasil, México, Argentina e Colômbia, dentre outros países latinoamericanos e nos Estados Unidos da América do Norte (EEUU). 



Leonardo Fiusa Wanderley


 Leonardo Fiusa Wanderley, advogado, professor de Direito da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), mestre em Ciências Sociais pela UFRB, pós-graduado em Direito Ambiental e Urbanístico na UNIDERP e pós-graduado em Gestão Pública pela UNICAMP. Formação direcionada a uma atuação profissional e acadêmica crítica e interdisciplinar, estabelecendo diálogo principalmente com as seguintes áreas: Direito Urbanístico, Direito Ambiental, Sociologia, Ciência Política, Associativismo, Políticas Públicas.

Milena Silva Lisboa
 
 Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (2005), mestrado e doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008), com bolsa CNPq em ambos os projetos de pesquisa. Foi contemplada com bolsa de doutorado sanduíche (CNPq) na Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha, por um ano. Tem experiência na área de Saúde Mental, é pesquisadora no Grupo de Pesquisa Psicologia, Diversidade e Saúde (Coordenado pela Profª. Drª. Mônica Ramos Daltro) e participa remotamente do Grupo Fractalidades en Investigación Crítica (UAB), coordenado pela Profa. Dra. Marisela Montenegro (UAB) e pelo Prof. Dr. Joan Pujol (UAB) e do Grupo LAICOS - IAPSI, coordenado pelo Prof. Dr. Lupicínio Iñiguez Rueda (UAB). É professora da graduação de Psicologia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e de cursos de pós-graduação (especialização) na área de Saúde Mental em diversas faculdades de Salvador.

Pedro Teixeira Diamantino

     Possui graduação em Direito pela Universidade Federal da Bahia (2003) e mestrado em Direito pela Universidade de Brasília (2007). Atualmente é professor assistente da Universidade Estadual de Feira de Santana. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direitos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: conflitos socioambientais, conjuntura, cultura jurídica, direito agrário e justiça ambiental.