NUPESPI

outubro 02, 2017 0 Comments A+ a-

1. NUPESPI

Desde 2004, o Núcleo de Pesquisa e Estudos em Educação Especial e Inclusão – NUPESPI, coordenado pelas professoras Nicoleta Mendes de Mattos e Silvia Lúcia Lopes Benevides, tem como objetivos desenvolver estudos e pesquisas nas áreas de educação especial e inclusão. Os resultados são disponibilizados através de encontros, apresentações de trabalhos, publicações e produções teóricas à comunidade, como forma de sensibilização para a necessidade de se oferecer melhores condições educacionais e sociais adequadas aos indivíduos com deficiência e/ou em situação de risco social.


ORGANIZAÇÃO DO NUPESPI

GRUPO DE ESTUDOS PESQUISA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL – GEPEES: Espaço destinado à pesquisa e extensão sobre a Educação Especial, contribuindo para o processo de inclusão das pessoas com deficiências no meio social.
SEMINÁRIO ENCONTROS COM A INCLUSÃO:  Espaço de sensibilização, de troca de informações e de fomento à reflexão e discussão sobre temas relacionados direta e indiretamente com a educação especial e a inclusão.
EDIÇÕES:
2004: EM TEMPOS DE INCLUSÃO, ONDE ELES ESTÃO?
2006: OS DESAFIOS DA INCLUSÃO EDUCACIONAL
2008: OS DESAFIOS DO MUNDO DO TRABALHO
2009: CURRÍCULO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NUMA EDUCAÇÃO PARA TODOS
2015: A PESQUISA EM FOCO
2015: EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO

PROJETO DE EXTENSÃO: ANTENA XV: Programa de rádio (2006-2009) Se configurou como um espaço pedagógico alternativo – que pretendeu, através do exercício de novas práticas de intervenção, a ampliação da formação do profissional de educação e de direito, proporcionando um debate sobre os mais distintos assuntos, sejam de cunho social e educacional e que sejam de interesse da comunidade, tanto acadêmica como da região. Fez parte da programação da Rádio Comunitária Rio Una FM. Valença-BA.

(Fonte: http://nupespi.blogspot.com.br/)

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO MOMENTO:
 

1.1. PROJETO DE PESQUISA DEZ-FIANDO MEMÓRIAS

Nos doze anos de existência, o NUPESPI realizou diversas atividades, a exemplo do Seminário Encontros com a Inclusão. Suas seis edições foram registradas em áudio e vídeo, fotografias, cartazes e folders, que necessitam de um tratamento para organização do acervo, enquanto banco de dados (fonte) que possam ser analisados em pesquisas, na produção de documentários, livros etc., e disponibilizados em outros espaços, tais como a sala de aula, bibliotecas etc.

Com a reconstituição da memória do evento, esperamos poder contribuir com a construção de um acervo que possibilitará o acesso aos conteúdos produzidos nos seus 12 anos de existência, que retratam as discussões e reflexões sobre a inclusão social e educacional, contribuindo para a formação dos alunos da comunidade acadêmica e profissionais que atuam na perspectiva da inclusão, ao tempo em que contribuiremos para a documentação da memória do próprio DEDCXV, ao longo dos seus 20 anos de história.

1.2. GRUPO DE ESTUDOS SOBRE EDUCAÇÃO ESPECIAL – GEPEES

1.3. PROJETO DE EXTENSÃO INCLUSÃO NO CINEMA


O projeto caracteriza-se como um espaço de debates e reflexões, como uma oportunidade de análise crítica sobre a conjuntura geral da contemporaneidade e a educação, em especial, por meio do cinema. O projeto utiliza filmes comerciais, partindo do princípio de que estes trazem elementos para uma discussão sobre a realidade, porque, mesmo que retrate a perspectiva do diretor, a ficção é atravessada pelo tempo presente, servindo de base para uma reflexão acerca dos desafios da inclusão na contemporaneidade. Além disso, as discussões podem ser acrescidas de textos que tratam do filme apresentado e/ou dialogam com suas temáticas, permitindo um aprofundamento teórico das questões levantadas. Este projeto teve início no ano de 2015, sendo executado em parceria com diversas instituições da cidade e da região.

2. DEPARTAMENTO

O Departamento de Educação (DEDC) do Campus XV, situado na cidade de Valença, é uma das unidades universitárias integradas à UNEB, distando-se 264 km de Salvador.

O DEDC XV começou a funcionar no primeiro semestre de 1997, com a implantação do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia. O desenvolvimento progressivo do município de Valença continua demandando um desenvolvimento equivalente no campo da educação, o que impulsionou o Departamento de Educação do Campus XV a implantar no ano de 2005, o Curso de Bacharelado em Direito, como forma de atender as necessidades de qualificação de profissionais emanadas da comunidade.

Durante oito anos, o Campus XV funcionou nas instalações do CEFET/UNED/VALENÇA e no ano de 2006 passou a funcionar no prédio do antigo Colégio Paulo Freire, situado na Rua Cecília Meireles, s/n, Centro. Já em 2013, o DEDCXV conquistou sua sede própria, localizada no bairro Novo Horizonte, passando a funcionar em instalações mais adequadas às suas necessidades de ensino, pesquisa e extensão, e com possibilidade de ampliações futuras. Atualmente, o Departamento oferece, além dos 2 cursos de graduação regulares, os cursos de Pedagogia, Letras e História pelo Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PARFOR).

Ao longo dos 20 anos de funcionamento do DEDCXV, o município de Valença e os que lhe são circunvizinhos vêm se beneficiando das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no Curso, que viabilizou a ampliação da formação dos professores não só de Valença bem como da região, e seguramente implicou em melhorias no setor educacional, seja em sua dimensão quantitativa (com a oferta de mais profissionais de nível superior à sociedade), seja em sua dimensão qualitativa, expressa pela produção e valorização e da cultura local.

Potencialmente, este Departamento, desponta como uma das Unidades de Ensino da UNEB que mais se relaciona com a região. A sua contribuição para o desenvolvimento social é reconhecida através das suas ações na área da educação, com a graduação de profissionais habilitados técnica e cientificamente para atuação na rede escolar de ensino municipal e privado, e dos estudos e programas de pesquisa e extensão que vem sendo desenvolvidos e oferecidos à comunidade acadêmica e local, sobretudo no atendimento jurídico gratuito à comunidade carente.

Assim, tem contribuído não apenas com a formação e qualificação de novos profissionais de educação para atuação na região junto às instituições de educação formais, não-formais e informais, mas também com o aumento das possibilidades de transformação do quadro social, uma vez que o processo educativo impulsiona transformações de cunho estruturais, refletindo na conjuntura sócio-econômica da região, reafirmando o papel desta Universidade na interiorização e democratização da educação superior e, sobretudo, no fortalecimento da educação pública e na ampliação de oportunidades profissionais e culturais da região.