Agradecimentos

outubro 29, 2017 0 Comments A+ a-




                                                          AGRADECIMENTOS!

Os três dias de Seminário, fomos tomados pelas apresentações emocionantes, questionadoras e, sobretudo, provocadoras, porque nos convidaram a sair da nossa zona de conforto e pensar e entender a Inclusão a partir da ótica da diferença como condição essencial para a defesa por uma educação para todos, provocando momentos de reflexão e descobertas.
Agradecemos a todos os palestrantes por suas falas instigantes, aos autores que fizeram o lançamento de seus livros um momento de partilha, ao diretor do documentário que generosamente partilhou seu processo criativo conosco, ao Projeto de Pesquisa Dez-Fiando Memórias pela Mostra Fotográfica da memória dos seminários, aos colegas, alunos, pesquisadores e profissionais que estiveram presentes nas sessões de trabalhos pela qualidade das apresentações e das discussões suscitadas, e principalmente, a todos os participantes do evento, que aceitaram o nosso convite e se dispuseram a nos acompanhar durante todo o evento.
Agradecemos também imensamente todos os parceiros e apoiadores que nos ajudaram a tornar o Seminário um acontecimento inesquecível.
Agradecemos às nossas monitoras institucionais e voluntárias pela dedicação e organização de todos os detalhes do evento.
Um agradecimento de coração para os alunos Edilene Silva Andrade e Marcos Bonfim Conceição, o Marcos Lira, que nos brindaram com poesia de cordel e música da melhor qualidade na abertura do Seminário.
Agradecemos a Diretora do Departamento de Educação do Campus XV, professora Rosa Amélia F. Garcia Lorenzo e ao Coordenador do NUPE, Leonardo Fiusa Wanderley, que nos ajudaram a tornar o Seminário uma realidade.
Finalmente, um agradecimento especial aos funcionários do DEDC XV: Wescley L. Fonseca, Antônio, Luziene Rocha Reis, Fabrício Magalhães Pereira, Eduardo Almeida dos Reis Júnior,  Sônia, Valmir, José Roberto, e Eliana, que se desdobraram com muita eficiência para garantir que todos os percalços fossem enfrentados e vencidos.
Até a 8ª edição do Seminário encontros com a Inclusão!



Apresentação!!

O Seminário Encontros com a Inclusão é uma atividade de sensibilização, reflexão e circulação de saberes sobre educação especial e inclusão, desenvolvida pelo Núcleo de Pesquisa e Estudos em Educação Especial e Inclusão – NUPESPI, do Departamento de Educação – DEDC Campus XV, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, tendo desenvolvido seis edições, com início no ano de 2004.

Esses momentos de Encontros com a Inclusão, alimentados pelas ações de pesquisas e estudos promovidos pelo NUPESPI, têm contribuindo para a mobilização da comunidade acadêmica e em geral, quanto à problemática que envolve o processo de inclusão educacional e social das pessoas com deficiências e/ou em situação de desvantagem social, disponibilizando e fazendo circular apresentações de trabalhos e publicações de resultados das pesquisas e produções teóricas que envolvem a realidade local, territorial, nacional e internacional.

Nossa intenção, nesse momento, é dar visibilidade às pesquisas e práticas que promovam / problematizem a inclusão social e educacional, a diferença, estimular a produção e divulgação de novos estudos que contribuam para promover o intercâmbio entre Universidade e comunidade, bem como garantir a ampliação de espaços para debate de investigações, propostas e reivindicações, que possam contribuir para as reflexões sobre a DEFESA DA DIFERENÇA COMO CONDIÇÃO ESSENCIAL PARA A INCLUSÃO, tema do atual evento.

Os Encontros têm atraído um público crescente que envolve discentes e docentes das Instituições de Ensino Superior - IES da região, professores e integrantes da educação básica, seja ela comum ou especializada, profissionais das áreas de educação, saúde, direito, urbanismo, cultura etc., assim como familiares. Tal demanda justifica o tema da 7ª edição, que além da reflexão crítica sobre a problemática em questão, pretende, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica: diversidade e inclusão, estimular ações propositivas para a inclusão educacional e social das pessoas com deficiências e/ou desvantagens sociais.

Educar para/na diferença requer a inclusão das questões sociais no currículo escolar, no processo de aprendizagem e nas práticas pedagógicas dos professores. Assim, trazer para o bojo da Universidade discussões que contribuam na construção de ações e posturas em defesa da inclusão e pelo respeito à diferença são de suma importância, pois a Universidade é um espaço permanente de problematização e indicação de caminhos das questões e de promoção de ações que envolvem o processo de inclusão social e educacional.

A 7ª edição do Seminário Encontros com a Inclusão acontecerá na UNEB, Campus XV – Valença/Bahia, com uma programação que incluirá palestras, conferências, apresentação de trabalhos e relatos de experiência, minicursos, exibição de documentário, exposição fotográfica, lançamento de livros e apresentações culturais, tendo como objetivo primordial, a criação de um espaço para sensibilização, reflexão, investigação e produção de temas e ações relacionados com inclusão social e educacional, envolvendo estudantes, professores do ensino básico ao superior, gestores da rede pública e privada e comunidade local e regional na luta pela defesa da garantia de direitos das pessoas com necessidades educativas especiais e/ou em situação de desvantagem social, com vistas à promoção de uma educação para todos.